O Governo Federal realiza, neste sábado (05), um grande mutirão de saúde em Pernambuco, com a presença dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Padilha (Saúde). A ação acontece no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), em Recife, e integra o “Dia E” do programa Ebserh em Ação, iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde para acelerar o acesso da população a cirurgias eletivas, exames diagnósticos e consultas especializadas.
Nesta etapa, o mutirão contempla 34 pacientes com cirurgias gerais e urológicas já previamente agendadas, além de consultas e exames de diversas especialidades, como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. Em todo o Brasil, a previsão é de mais de 7 mil atendimentos, sendo cerca de 1 mil cirurgias, 5.600 exames e 1.200 consultas realizadas neste sábado, em um esforço conjunto dos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a iniciativa tem papel estratégico para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que dependem do SUS:
“O Programa Ebserh em Ação é fundamental para levar mais saúde e qualidade de vida aos pernambucanos que usam diariamente o Sistema Único de Saúde. É mais um esforço e ação estratégica do governo do presidente Lula para reduzir o tempo de espera dos pernambucanos em filas para cirurgias eletivas”, destacou.
Atendimento qualificado e ensino médico
Além de ampliar o acesso a serviços de saúde, o programa tem impacto direto na formação de profissionais da área médica. Os procedimentos são realizados por profissionais da rede hospitalar federal com a participação de estudantes de medicina e residentes, supervisionados por docentes e especialistas. A proposta é integrar prática, ensino e assistência de qualidade à população.
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) foi criada em 2011 e administra hospitais universitários em todo o país. Essas unidades têm como característica atender exclusivamente usuários do SUS, promovendo ao mesmo tempo ensino, pesquisa e inovação no setor da saúde pública.
Como participar dos mutirões?
Os mutirões da Rede Ebserh atendem, prioritariamente, pacientes que já estão na fila de espera dos hospitais universitários. Os procedimentos são agendados com base em critérios médicos e de prioridade. Para futuros atendimentos, é necessário estar inserido na rede de atendimento das unidades hospitalares ou ser encaminhado via central de regulação municipal ou estadual.
A Rede Ebserh já promoveu 166 mutirões pelo país, com foco na diminuição de filas e na ampliação do acesso ao sistema público de saúde. O próximo mutirão no HC-UFPE está previsto para ainda neste mês de julho.
