8 de dezembro de 2015 às 07h12min - Por Mário Flávio

MPPE

O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, lança amanhã em Pernambuco a campanha do Ministério Público de Pernambuco: “Corrupção. Tem jeito”. A iniciativa tem três objetivos principais: mostrar à população a atuação do MPPE no combate à corrupção; mobilizar a sociedade como agente de controle social e criar a cultura de combate à corrupção em todos os níveis.

A campanha aborda de forma direta o “jeitinho brasileiro”, como viés cultural da corrupção, que vai da “furadinha da fila” ao agrado pro servidor público”. Os órgãos federais, estaduais e municipais que fazem parte do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco-Pe) estão envolvidos na ação. A ação conjunta visa a divulgar resultados obtidos no combate a esse crime e intensificar a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, que busca mudar a legislação brasileira para tornar mais efetivas a prevenção e a repressão à corrupção.

No último ano, foram propostas 901 ações penais pelo MPF em todo o país, 63 delas em Pernambuco. Estão em andamento nacionalmente outras 27,5 mil apurações que têm como alvo possíveis casos de corrupção, envolvendo inquéritos civis públicos, investigações criminais e ações de improbidade administrativa. Em Pernambuco, os números são: 1095 inquéritos civis públicos, 96 investigações criminais e 53 ações de improbidade administrativa.

Haverá ainda apresentação dos objetivos da campanha 10 Medidas contra a Corrupção, bem como dos resultados já alcançados. Em todo o país, a iniciativa já resultou na coleta de mais de 800 mil assinaturas em apoio à aprovação dessas medidas pelo Congresso Nacional. A meta é 1,5 milhão de assinaturas. O evento é aberto a qualquer interessado. Unidades do MPF nos demais estados brasileiros também irão promover eventos semelhantes. Em Caruaru, a campanha será lançada as 10 horas de amanhã no Shopping Difusora. Mais detalhes no Jornal das 7 de amanhã.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro