Ministério do Turismo anuncia volta de cruzeiros marítimos

Jorge Brandão - 04.10.2021 às 08:55h

O ministério do Turismo anunciou a volta dos cruzeiros marítimos a partir de novembro. A suspensão das atividades foi determinada no início da pandemia em 2020. Em nota, a pasta informou que uma portaria será assinada nos próximos dias.

De acordo com a pasta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá estabelecer várias regras que deverão ser obedecidas pelos usuários, além disso deverão cumprir as medidas estabelecidas em cada cidade onde os navios atacarem. As medidas serão criadas após a publicação da portaria. As medidas visam a realização de testes antes do embarque em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações.

Ainda segundo o ministério, o anúncio do retorno das atividades dos cruzeiros 2021/2022 teve aprovação dos ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República. A expectativa, informou o governo, é gerar R$ 2,5 bilhões para a economia e criar 35 mil empregos, o que representaria crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020.