12 de janeiro de 2013 às 08h55min - Por Mário Flávio

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE) promove uma oficina sobre o Edital do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. A capacitação é gratuita, acontece em 23 de janeiro, às 15h, na sede da RRNE. O Edital para o curso foi lançado em 8 de janeiro e as inscrições tem início em 21 de janeiro até 1º de março.

Mais em www.cultura.gov.br/culturaviva.

Realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio de Acordo de Cooperação, o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural é direcionado a gestores públicos de cultura, pontões de cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas. A especialização tem como proposta, além de sensibilizar gestores públicos na implementação da política de acessibilidade cultural em seus espaços, promover uma rede de articulação, fomento e formação, ampliando o debate e os desafios da gestão cultural acessível, aplicando a Convenção da Diversidade Cultural, bem como as legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.

A Especialização em Acessibilidade Cultural disponibiliza 42 vagas e oferece ao aluno conteúdos que proporcione conhecimento desde a gestão em políticas culturais, bem como conhecimento sobre as deficiências, legislação e tecnologias de fruição para a acessibilidade cultural de pessoas com deficiência. O curso terá carga horária total de 360 horas e as aulas serão oferecidas em 9 blocos de 40 horas semanais, uma semana por mês, durante 9 meses.

Os interessados em fazer o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural poderão fazer a inscrição, online, no endereço www.medicina.ufrj.br/acessibilidadecultural. A Comissão de Seleção, composta por 05 representantes do Curso de Especialização e 05 representantes do Ministério da Cultura, se reunirá nos dias 11 a 13 de março para o julgamento das candidaturas. Os selecionados serão divulgados no dia 15 de março e, do dia 18 a 19 de março, os interessados podem entrar com recurso por meio do e-mail [email protected]. O resultado final será divulgado dia 22 de março de 2013 e o período das matrículas será de 11 a 15 de abril.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro