Militante do PT de Tacaimbó explica aliança com o DEM no município 

Mário Flávio - 18.10.2016 às 10:07h

Caro Mário Flávio, bom dia.

Sou um ouvinte assíduo do seu programa Jornal da Manhã na Globo FM e hoje (18/10/2016), ao debater com o presidente do PT de caruaru sobre as coligações “esquisitas” do PT Brasil à fora, foi mencionado a aliança entre PT e DEM na cidade de Tacaimbó. Como militante e ex-presidente do PT de Tacaimbó, gostaria de tornar mais clara essa questão, trazendo alguns pontos que menciono abaixo:

1. É característica na política brasileira e talvez seja mais forte no interior e em pequenas cidades, sobretudo, que o eleitor de modo geral vota na pessoa e não no Partido. E, nem sempre há uma aproximação ideológica entre o candidato e o Partido a que concorre as eleições. Basta lembrar que João Lyra já foi candidato a Prefeito de Caruaru pelo PT, sem que o mesmo tenha uma identidade com tal partido. Nossa aliança em Tacaimbó, seguiu como princípio a história política dos nossos aliados. Independentemente da cor partidária, não há nada que desabone as alianças que fizemos, pois se trata de pessoas de conduta ilibada.

2. Inicialmente, haveriam 4 candidaturas para Prefeito: a atual prefeita, Álvaro, Duia enfermeira e Joelda (exposa do ex-prefeito Washington). Mantiveram-se a de Álvaro e Joelda. A atual prefeita desistiu de concorrer à reeleição e ficou neutra, Duia optou por compor conosco e foi nossa candidata a vice-prefeita. É importante ressaltar que todas as forças políticas tradicionais de Tacaimbó aderiram à candidatura de Joelda – PSDB. Pois, seria “vitória certa”, tendo em vista, que se tratava do grupo mais forte tradicionalmente e com muita força financeira.

3. Quando compomos com Duia enfermeira, no grupo que a apoiaria para candidata a Prefeita está o DEM, que, automaticamente era trouxe para a aliança, mas a participação do DEM, está restrito a apenas um candidato a vereador. E como mencionei antes, não há relação ideológica entre o grupo liderado por Duia e o partido que fazem parte.

4. Álvaro tem construído uma trajetória política que rompe com a tradição política da nossa região. Ainda mantém em sua atuação o PT orgânico, da sua origem, ligado às camadas populares, de base. Rompeu com a lógica por ter sido eleito Prefeito numa cidade conservadora, sem praticar o clientelismo, sem ser parente de político e rebatendo a tese de que ganha eleição quem tem dinheiro.

5. Acreditamos, que não é o fato de termos na nossa composição um candidato a vereador pelo DEM, que desabone o nosso feito. Foi uma vitória muito bonita, que ensina em muito na nossa região que os velhos preceitos da política estão fadados ao fracasso.
6. Por fim, gostaria de solicitar que abra um espaço para que Álvaro possa esclarecer melhor como se deu a maior vitória política que Tacaimbó já viu.

Adauto Guedes Neto
Professor da Faculdade do Belo Jardim – FBJ
Professor da ETE Edson Mororó Moura
Mestre em História – UFPE