De acordo com o levantamento do Boletim Focus que reúne a estimativa para os principais indicadores econômicos do país divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) considerada a inflação oficial do país deve fechar 2022 em 5,44%.
A estimativa aumenta pela quarta vez a projeção da inflação para 2022. Há uma semana, a estimativa do mercado era de que a inflação terminasse o ano em 5,38%. Há quatro semanas a previsão era de 5,03%. Já em relação ao próximo ano, os analistas mantiveram a expectativa da semana passada em relação ao IPCA. A projeção desta semana aponta uma inflação de 3,50%. Há duas semanas, o cálculo era de 3,40% no próximo ano.
Ainda de acordo com o Boletim Focus, a previsão manteve a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,30% em 2022. Há quatro semanas o mercado previa a expansão da economia brasileira em 0,36%. A previsão do mercado para a taxa básica de juros, a Selic, em 2022, ficou estável pela quarta vez em relação ao divulgado na semana passada: 11,75% ao ano.