Mendonça critica depredação da sede do MEC 

Mário Flávio - 29.11.2016 às 20:54h


Agora há pouco o MEC foi depredada por um grupo de 50 a 100 pessoas, algumas encapuzadas. Segundo a assessoria do Ministério, os invasores atearam fogo em pneus, no lixo tóxico, quebraram as entradas do ministério, câmeras de segurança e caixas eletrônicos com barra de ferro, pedaços de madeira e pedras.

Segundo a Polícia Militar, alguns usavam coquetel molotov. No momento da invasão, alguns servidores estavam saindo do prédio e foram surpreendidos com os ataques, o que causou pânico a centenas de servidores que se encontravam no prédio, disse a assessoria. 

Os manifestantes subiram até o segundo andar do prédio e destruíram a Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres) e parte da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A PM evacuou o prédio e prendeu algumas manifestantes.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, condenou de forma veemente os fatos ocorridos hoje na Esplanada dos Ministérios, particularmente no MEC, que foi invadido por mascarados com pedaços de ferro e pedras, destruindo móveis, computadores, cadeiras, vidraças, divisórias e depredando outros bens públicos. “Os servidores do MEC viveram clima de terror. Isso é inaceitável. Como democrata que sou, entendo o direito de protesto, mas de forma civilizada, respeitando o direito de ir e ir. O que vimos hoje foram atos de violência e vandalismo contra os servidores públicos e contra o patrimônio”, afirmou.