Em Caruaru, médicos cubanos começam atender em 18 de novembro

Mário Flávio - 04.11.2013 às 13:25h

20131104-131747.jpg

A Secretaria de Saúde apresentou nesta segunda-feira (4) sete profissionais de Cuba que foram selecionados para atuar no programa “Mais Médicos” em Caruaru. Eles atuarão nos PSFs do Alto do Moura, Salgado III, José Carlos de Oliveira II e nas futuras unidades de saúde do Serranópolis, Barra de Taquara, Demóstenes Veras, São João da Escócia III e Morada Nova. Os cubanos iniciarão suas atividades no dia 18 de novembro.

São seis mulheres e um homem. Eles se formaram em cinco universidades diferentes, entre elas Holguin, La Habada e Santiago de Cuba. A experiência profissional dos médicos varia de 10 a 25 anos atuando na saúde básica de Cuba. O grupo pisou em solo brasileiro no dia 1º de outubro na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo onde, por 21 dias, fez curso de avaliação e acolhimento, ministrado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com os Ministérios da Educação e Saúde. Durante o período, também tiveram aulas de português e legislação do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Aparecida Souza, Secretária de Saúde, a chegada desses médicos representa a possibilidade de expansão da saúde básica no município. “Estamos recebendo esses profissionais com muita alegria, pois estaremos levando médicos para mais perto das pessoas que necessitam. Nas próximas duas semanas, vamos mostrar a Rede de Saúde de Caruaru, o perfil epidemiológico da população e a nossa rica cultura.”, declarou.

Relação dos médicos cubanos
Maribel Arzuaga Tartabull
Maribel Cruz Romero
Mariela Ortiz Garcia
Mariela Medina Pineiro
Mariela Noemi Gomez Martinez
Marilin Arias Rojas
Marilin Fabelo Aldana
Mario Alvarez Gutierrez