1 de março de 2013 às 11h55min - Por Mário Flávio

Nenhuma Pernambucana sem Documento

Durante os dias 26, 27 28 de fevereiro, educadoras sociais dos municípios de Macaparana, Aliança, Ferreiros e Condado, todos localizados na Zona da Mata Norte, participaram do ciclo de capacitações de educadoras sociais da campanha “Nenhuma Pernambucana Sem Documento”. Essa foi a primeira fase da ação que prevê ainda, em um segundo momento, a emissão dos documentos, como, a 1ª e 2ª via do registro civil de nascimento, as carteiras de trabalho e identidades.

A iniciativa objetiva promover a regularidade do acesso das mulheres do Estado e de seus filhos(as) à documentação pessoal. O treinamento é coordenado pela Secretaria Estadual da Mulher. Dentro da programação da campanha, já foram agendados treinamentos de educadoras sociais até o mês de julho, em cerca de 60 municípios de todo o Estado, especificamente aqueles que possuem o programa “Cantos Mãe Coruja” – espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos.

Na semana passada foram realizados treinamentos com educadoras sociais dos municípios de Araçoiaba – Região Metropolitana do Recife, Cumaru e Salgadinho, ambos no Agreste. A ideia, segundo a Gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher, Karine Farias, “é que as educadoras sociais contribuam para que outras mulheres conquistem a cidadania através da aquisição do conhecimento de Gênero e importância da Documentação Civil”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro