Mais dois casos da variante delta são confirmados pelo Governo de Pernambuco

Mário Flávio - 07.08.2021 às 15:36h

Mais dois casos da variante delta do coronavírus foram confirmados em Pernambuco. O resultado do sequenciamento genético foi divulgado nesta sexta-feira (6).

Estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), há cinco ocorrências dessa cepa no estado. Todas elas são de tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, que chegou ao Recife em 30 de junho.

O navio em que estavam os tripulantes é de bandeira do Chipre e ficou retido em Pernambuco devido aos casos de covid. O governo informou, nesta sexta, que a embarcação já deixou Pernambuco. Os novos casos são de um homem de 50 anos, que morreu no dia 18 de julho, e de uma mulher de 22 anos, que ficou curada da doença.

O cargueiro Shoveler veio da Europa com uma carga de malte e tinha como destino o Porto de Paranaguá, no Paraná.

A análise das amostras foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Também foram identificados, em julho, dois casos da variante Alpha, em pacientes de Caruaru, no Agreste.

Entre maio e julho deste ano, foram sequenciadas quase mil amostras de coronavírus, de pacientes de 62 municípios de Pernambuco.

O Governo de Pernambuco informou que, atualmente, a variante Gama (P.1), que foi inicialmente identificada no Brasil, segue sendo prevalecendo entre os contaminados. Das 176 amostras, 174 (98,8%) são dessa cepa.

Segundo o governo local, ainda não foi identificada transmissão comunitária da variante Delta, com maior poder de contágio, em território pernambucano.