24 de agosto de 2017 às 18h13min - Por Mário Flávio

População recebeu serviços gratuitos, além de atividades de lazer e de conscientização sobre direitos


A Estação do Governo Presente de Caruaru desenvolveu uma série de atividades, entre os dias 20 e 24 de agosto, beneficiando moradores de várias comunidades da cidade. O Governo Presente, um dos principais programas do Governo Paulo Câmara, leva cidadania e serviços gratuitos à população que reside em áreas vulneráveis. 

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Executiva de Articulação Social, dirigida por Anelena Almeida.
No domingo (20/08), os moradores do bairro Salgado receberam, na Praça João de Moura, a caravana itinerante “TrupeÇando, Cia de um homem só”, encabeçada pelo palhaço Salsicha, que proporcionou muitas gargalhadas e levou brincadeiras circenses ao ar livre para a criançada. A caravana seguiu na segunda (21/08) até a Escola Laura Florêncio, com a oficina “Aguçando os sentidos: Iniciação teatral”, voltada para o estímulo da criatividade e técnicas de teatro através do conhecimento do corpo, ritmo pessoal, coletivo, imaginação, improvisação e ação. Encerrando as atividades do dia, os moradores do Salgado foram contemplados com cinema na Praça.

Na terça-feira (22/08), a Conferência Vicentina, do bairro Vassoural, recebeu a Estação do Governo Presente e os parceiros: Tesoura de Ouro e CRAS da comunidade Bonança. Na ocasião, foram realizados serviços como corte de cabelo e orientações sobre os programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cursos profissionalizantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Já o Lar Maria Mãe de Misericórdia, localizado no bairro São João da Escócia, recebeu um psicólogo da Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU – que na ocasião realizou uma roda de diálogo com as mães das crianças e dos adolescentes da instituição com a temática voltada para a elevação da autoestima como forma de autoconhecimento.

Paralelo a essas ações, a Estação do Governo Presente explanou para os gestores das escolas dos territórios Salgado e São João da Escócia, e para representantes da secretaria municipal de educação e da Gerencia Gerência Regional de Educação (GRE), o plano de cultura de paz e núcleo de mediação escolar. Os mesmos serão devolvidos em escolas dos bairros com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social e minimizar a violência.

Na quarta-feira (23/08), foi a vez da comunidade Vila da Lata, bairro São João da Escócia, receber a Estação Caruaru e os parceiros NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e integrantes do PSF – Posto de Saúde da Família – do bairro. Na ocasião, realizaram aferição de pressão, teste de glicemia e orientações sobre o diabetes, alimentação saudável e exercícios físicos para o melhoramento da saúde.

“Sempre nos esforçamos para conseguir ofertar o melhor à população. Por este motivo buscamos estar próximos do povo, através de reuniões, encontros, debates nas redes socioassistenciais com o objetivo de ouvir as necessidades dos moradores dos bairro e assim conseguir proporcionar dias melhores e novas oportunidades para aqueles que vivem às margens de vulnerabilidade”, destacou Cícera Vasconcelos, coordenadora da Estação do Governo Presente em Caruaru.

INCLUSÃO
Dentro da Semana da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto), a Estação Caruaru, junto com a Central de Libras do Agreste, realizou, na manhã desta quinta-feira (24/08), uma roda de diálogos para os alunos da Escola Josélia Florêncio. A interprete de libras, Ana Carolina, interagiu com os alunos e destacou a importância do respeito com os deficientes auditivos e a necessidade da inclusão.

“Precisamos conscientizar esses jovens de como tratar as pessoas com deficiência, evitando os termos pejorativos, quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade. Só assim teremos uma maior inclusão”, frisou Ana Carolina.

Também fez parte da programação um aulão de libras e braile realizado na sede da Estação do Governo Presente, em sintonia com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Coordenação de Promoção da Pessoa com Deficiência, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD.

A Estação do Governo Presente de Caruaru está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 400, Bairro Maurício de Nassau. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e abriga o Centro de Referência em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Patronato Penitenciário e a Central de Libras do Agreste.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro