A pesquisa do Instituto Ipespe, realizada em parceria com o Jornal do Commercio e divulgada nesta segunda-feira (29) analisou a influência de importantes cabos eleitorais na disputa pela Prefeitura do Recife nas Eleições 2024. As informações são do
Blog de Jamildo.
O levantamento questionou aos eleitores se o apoio de Raquel Lyra (PSDB), Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) a um candidato aumentaria a chance do entrevistado votar naquela pessoa, ou se essa influência não alteraria a decisão dele na hora do voto.
O presidente Lula foi o que obteve maior influência eleitoral entre os mil entrevistados pela pesquisa. Ao todo, 47% dos eleitores afirmaram que o apoio do petista aumenta as chances de voto em um candidato.
Por outro lado, Jair Bolsonaro foi o que obteve menor influência na hora do voto do recifense. 49% dos entrevistados afirmaram que o apoio do ex-presidente diminui a vontade de votar em alguém.
Já Raquel Lyra, apesar de ter sido a candidata mais votada no Recife nas Eleições 2022, parece não ter influência nos eleitores da capital, já que 59% das pessoas ouvidas afirmaram que o apoio da tucana não interfere no voto. Confira os números a seguir.