Lula sanciona lei que cria Dia Nacional do Maracatu

Mário Flávio - 12.11.2024 às 18:41h

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na tarde desta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei nº 397/2019 que institui o Dia Nacional do Maracatu.

O projeto da lei é de autoria da entãohoje ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que era deputada federal em 2019.

A data consagrada à manifestação cultural pernambucana será o 1º de agosto, aniversário de Luiz de França, mestre que comandou, por mais de 40 anos, o histórico Maracatu-Nação Leão Coroado.

O evento de sanção teve apresentação de grupos pernambucanos comandada pelo mestre Maciel Salustiano, filho do Mestre Salu.

“Nós temos que fazer com que essa lei seja cumprida ao pé da letra. Nós precisamos transformar o maracatu numa arte de conhecimento de todo o povo brasileiro. No Dia Nacional do Maracatu, nós precisamos fazer uma festa de caráter nacional, que funcione em todos os estados ao mesmo tempo”, disse Lula. “O maracatu tem que ser levado pras escolas, tem que ser levado pras televisões. O Estado tem que assumir a responsabilidade de que isso chegue onde nunca chegou”, completou o presidente.