Lula pode ser lançado pré-candidato nesta segunda-feira (03)

Mário Flávio - 03.04.2017 às 07:28h

Lula

A tendência petista “Construindo um Novo Brasil” deverá reunir-se em São Paulo nesta segunda-feira (4) para escolher o seu candidato à presidência nacional do partido.

A tendência majoritária desta corrente era lançar o nome de Lula, porém o ex-presidente não aceitou. Ele responde a cinco processos na Justiça e o seu gesto poderia ser interpretado como “campanha eleitoral antecipada”, o que poderia melindrar ainda mais o juiz Sérgio Moro, a quem o petista acusa de não estar sendo imparcial na condução dos seus processos.

Com a desistência de Lula, os nomes cogitados na CNB são os seguintes: Alexandre Padilha (ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff), Gleisi Hoffmann (senadora pelo Paraná) e Márcio Macedo (tesoureiro do partido).

Gleisi por enquanto descarta disputar (também está encrencada na Lava Jato junto com o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo) dizendo que o seu candidato é o senador Lindberg Farias (RJ), o qual, no entanto, não passa por essa corrente partidária porque não é “petista puro-sangue”.

O principal líder da CNB em Pernambuco é o senador Humberto Costa, cujo candidato a presidente do partido ainda não se sabe quem será.