Lula elogia Silvio Costa Filho e reforça nome de ministro numa possível disputa pelo Senado em 2026

Mário Flávio - 21.02.2025 às 18:01h

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou publicamente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), durante um evento em Itaguaí (RJ) nesta sexta-feira (21). As declarações do petista podem fortalecer o nome do ministro na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal que estarão em jogo na eleição de 2026 em Pernambuco.

“De vez em quando a gente erra, mas na maioria das vezes a gente acerta e escolhe um ministro de qualidade (…) Um menino pernambucano, que tem dado um show no trabalho dele. Só trabalha para fazer as coisas acontecerem”, disse Lula.

O presidente também destacou a relação de longa data que tem com o pai do ministro, Silvio Costa (Republicanos), ex-deputado e suplente da senadora Teresa Leitão (PT). Costa foi um dos principais aliados do PT durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Os elogios de Lula a Silvio Costa Filho não são apenas gestos protocolares. O ministro busca consolidar seu nome como candidato ao Senado em 2026 dentro da possível aliança que pode ser encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Nesse cenário, a primeira vaga ao Senado seria ocupada pelo senador Humberto Costa (PT), que tentará a reeleição. A segunda vaga é disputada por Silvio Costa Filho e Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, que também já se lançou como pré-candidato.

Nos bastidores, Silvio Costa Filho é visto como o preferido de João Campos para compor a chapa ao lado de Humberto. O respaldo de Lula pode ser um fator decisivo para fortalecer sua candidatura dentro da aliança que se desenha para 2026.

O prestígio do ministro junto ao Palácio do Planalto indica que ele terá um papel estratégico nas articulações do grupo político que pretende enfrentar a governadora Raquel Lyra (PSDB) na próxima eleição estadual. Com informações do repórter Matheus Santos.