A sessão desta última quinta-feira (17) foi marcada por depoimentos sobre a saúde municipal de Caruaru, em alusão ao Dia do Médico, comemorado nesta sexta. O vereador Ricardo Liberato (PSC) destacou os investimentos na Casa de Saúde Bom Jesus – referência no setor de obstetrícia do interior de Pernambuco. Dados da Secretaria de Saúde apontam que tem crescido o número de partos nesta unidade de saúde. Em 2009, foram realizados 1.010 partos. Este ano, até agora já são 2.123.
Como consequência, diminuiu o número de gestantes que têm buscado atendimento em hospitais de outras cidades. Em 2009, esse contingente representava 954 mulheres. Este ano, apenas 417 procuraram serviço fora de Caruaru. “Entendemos que o aumento da demanda é por causa das melhorias implantadas”, disse Liberato. Em 2009, a unidade tinha 16 leitos obstétricos. Este ano, as gestantes contam com 40. A quantidade de leitos cirúrgicos também aumentou de 20 para 30 no mesmo período.
“Sabemos que ainda existem problemas, assim como em todo o país e em qualquer serviço. Mas o governo busca alternativas para a resolução, no sentido de prestar o melhor atendimento às gestantes”.