25 de julho de 2018 às 18h28min - Por Mário Flávio

Levantamento inédito da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) com 5.415.492 tuítes coletados entre 22 de junho e 23 de julho comprova a ação de robôs na pré-campanha presidencial.

No período, as interações motivadas pela ação de perfis automatizados, de acordo com a metodologia da FGV DAPP, corresponderam a: 22,17% dos tuítes de perfis ligados ao campo da esquerda e que compõem tradicionalmente a base do ex-presidente Lula; 21,96% ligados ao campo conservador e alinhados ao deputado Jair Bolsonaro; 16,18% ligados ao campo de centro (não alinhados a nenhum dos “polos” tradicionais); e 3,99% ligados ao grupo de centro-esquerda (sem predomínio de nenhum ator político em particular).

Os dados foram apresentados no lançamento, nesta quarta-feira (dia 25), da Sala de Democracia Digital – #observa2018, que fará um acompanhamento diário do debate público na rede e das tentativas de interferências no processo democrático.

— Com esse cenário, as redes vão ter um papel muito importante de hiperdimensionamento diferente do que vimos historicamente. Vemos nesta análise extremos bastante operantes no que se refere ao uso de robôs. Não sabemos como isso vai se traduzir no processo eleitoral, mas estamos preparados para fazer alinhamentos entre o debate político nas redes e as propostas dos candidatos da forma mais republicana possível — afirmou Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV DAPP.


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Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro