Kassab adota modelo do Paraná e consolida PSD como maior partido de Pernambuco

Mário Flávio - 08.04.2025 às 11:06h

A estratégia política adotada pela governadora Raquel Lyra (PSD) em Pernambuco segue os mesmos passos bem-sucedidos do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e tem consolidado o PSD como a legenda mais forte no estado. Tudo isso capitaneado pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Com mais de 50 prefeitos filiados, o partido passa a liderar o cenário político municipal em Pernambuco, repetindo o modelo vitorioso aplicado anteriormente em estados como Paraná e São Paulo. A movimentação tem o aval de Kassab, que desenhou a mesma articulação no interior paulista e no sul do país. No Paraná, o PSD se tornou a maior força política estadual sob o comando de Ratinho Júnior, e agora vê o mesmo cenário se repetir em Pernambuco com Raquel Lyra.

Lembrando que no Paraná, o PSD conseguiu atrair muitas lideranças de centro, direita e até mesmo com fortes ligações na esquerda e movimento sindical. A filiação da governadora à sigla e o intenso trabalho de articulação junto a prefeitos e lideranças regionais ampliaram significativamente a base do PSD no estado.

Com essa articulação, Raquel Lyra consolida seu protagonismo político e reforça seu projeto de poder para os próximos anos. A estrutura partidária robusta aumenta o poder de barganha da governadora dentro e fora do estado, mirando também a disputa à reeleição e voos mais altos mais para a frente. A estratégia, já testada com sucesso em outros estados, tem colocado o PSD como um dos partidos mais organizados e capilarizados do país, agora com Pernambuco como um dos principais pilares dessa nova fase.