As JUNTAS (PSOL-PE) estarão na 3ª Parada da Diversidade de Garanhuns, que acontece neste sábado (27), a partir das 13h, com o tema Invisibilização na comunidade: legitimidade para ser e amar. As parlamentares já estiveram na primeira edição da parada, apenas não foram na segunda por questões de segurança sanitária na pandemia.
Neste ano, anunciarão a destinação de R$ 120 mil em Emenda Parlamentar para a construção de uma casa-abrigo LGBTQIA+ na cidade, recurso que será gerenciado pela Prefeitura em parceria com o coletivo Cores da Resistência. A concentração do evento será no parque Euclides Dourado, de onde segue em marcha festiva pela cidade.
A população LGBTQIA+ é uma das prioridades da mandata, que já conseguiu aprovar diversos Projetos de Lei de valorização e proteção de direitos, além de emendas parlamentares para essa população. Entre as 45 emendas impositivas das Juntas na Alepe para o orçamento estadual de 2022, mais de R$ 282 mil serão destinados à população LGBTQIA+. Um investimento importante, que vai impactar diretamente a vida cotidiana dessas pessoas, como na casa-abrigo em Garanhuns, que será um espaço de acolhimento, apoio e valorização das pessoas que sofrem violências diversas por sua identidade de gênero ou orientação sexual. A criação da casa será uma movimentação inédita de apoio e proteção a esse público no município.
As Juntas fazem questão de apoiar a Parada da Diversidade em Garanhuns e enfatizar a importância da representatividade LGBTQIA+ no Parlamento, para que cada vez mais, e em qualquer espaço social de poder, as pessoas possam comemorar e se orgulhar de ser quem são, sem ser interrompidas pela necessidade de denunciar uma série de violências e atrocidades que recaem sobre seus corpos. As Juntas querem dignidade de vida para todas as pessoas.