15 de setembro de 2013 às 21h15min - Por Mário Flávio

Do Portal A Última Notícia

Em carta enviada ao presidente nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), senador Valdir Raupp, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, assumiu publicamente o seu desejo de concorrer o Governo do Estado na eleição de 2014. Ele acabou de postar a carta na íntegra em sua conta na rede social Facebook.

Lossio reconhece o senador Jarbas Vasconcelos como a maior liderança do partido em Pernambuco, mas alerta que a política se faz em ciclos. O prefeito diz que gostaria de apresentar ao Estado as experiências e ideias, “até porque, com o PMDB no governo de Jarbas Vasconcelos, Pernambuco iniciou um novo ciclo de desenvolvimento econômico, embora ainda apresente grandes desigualdades entre regiões e entre seus filhos”.

O peemedebista acredita que o partido, pela sua história em Pernambuco e pela sua força nacional precisa se reerguer em no Estado, participando majoritariamente da eleição. Lossio solicitou ao partido a garantia do direito de disputar dentre os filiados a indicação partidária.

Confira a carta na íntegra:

Exmo. Sr. Senador VALDIR RAUPP Presidente Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB Brasília – DF

Senhor Presidente,
O PMDB é, sem dúvida, dentre todos os partidos brasileiros, o grande guardião de nossa democracia.

Sua história, suas lideranças e, sobretudo, o grande apoio popular demonstrado nas urnas durante todos esses anos, trazem-nos a certeza de que a participação do Partido como ator principal dos processos eleitorais é fundamental para a manutenção de nossa força partidária.
Em Pernambuco o PMDB tem um passado glorioso de disputas e grandes vitórias, tendo, inclusive, governado a nossa Capital e o nosso Estado, e, ainda, à época, composto a Assembleia Legislativa Estadual e o Congresso Nacional de maneira quantitativa e qualitativa.
Mas a política se faz em ciclos e hoje estamos restritos ao mandato do Senador Jarbas Vasconcelos no Senado, nossa maior liderança, ao Deputado Federal Raul Henry, ao Deputado Estadual Gustavo Negromonte, os apenas dois Vereadores em Recife e poucas, muito poucas sete Prefeituras.

Como Prefeito da principal cidade governada pelo nosso partido e na condição de prefeito reeleito, mesmo tendo enfrentado a força do Governo Estadual e parte do Governo Federal, gostaria de trazer a público e ao nosso partido o nosso interesse de participar do pleito eleitoral de 2014.
Desenvolvemos políticas públicas em nossa cidade de importante inclusão social, tais como a regularização social, a habitação, a saúde e a educação com ênfase em educação infantil.
Assim, gostaria de apresentar ao nosso Estado as nossas experiências e nossas ideias, até porque, com o PMDB no governo de Jarbas Vasconcelos, Pernambuco iniciou um novo ciclo de desenvolvimento econômico, embora ainda apresente grandes desigualdades entre regiões e entre seus filhos.

O exercício da democracia é fácil quando nossas vontades são atendidas, contudo, o verdadeiro exercício da democracia está em se curvar à decisão da maioria. Penso que para nós, agentes políticos, o exercício da democracia intrapartidária deve ser cultivado, sob pena de ambiguidade entre o que falamos e o que praticamos. Acredito que o PMDB, pela sua história em Pernambuco, pela sua força nacional e, sobretudo, pela necessidade de se reerguer em nosso Estado, deve participar majoritariamente do pleito que se aproxima.

Assim sendo, venho solicitar ao nosso Partido que me seja garantido o direito de disputar dentre nossos filiados a indicação partidária. Alerto, oportunamente, que nosso calendário eleitoral determina que todos aqueles que desejem participar do pleito eleitoral em 2014 devem estar regularmente filiados até dia 04 de outubro de 2013.

Desde já, assumo o compromisso de aceitar, e fazer dela minha, a decisão do meu partido em nível estadual mesmo que minha vontade não seja a majoritária. Ao tempo em que espero dos nossos pares o mesmo comportamento em relação às definições do Diretório Nacional.
Se o nosso PMDB é guardião da democracia com suas diferenças e convergências, que nós possamos exercitar a democracia, ao invés de somente dela falarmos quando nos for conveniente.
Atenciosamente, Julio Emílio Lóssio de Macedo Secretário Adjunto do Diretório Estadual do PMDB em Pernambuco Membro suplente do Diretório Nacional do PMDB Prefeito Municipal em Petrolina


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro