25 de fevereiro de 2013 às 12h55min - Por Mário Flávio

Pernambuco recebe, na próxima terça-feira (26), a campanha nacional “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”. Caruaru foi a cidade escolhida para a ação dos magistrados que vão orientar a população sobre os direitos trabalhistas, esclarecendo dúvidas e abordando uma preocupante questão: o aumento dos acidentes de trabalho no Estado. O atendimento será a partir das 9h30, na Câmara Municipal.

O Brasil registrou, segundo dados do Ministério da Previdência, 701 mil acidentes de trabalho no ano de 2010 – período da última estatística oficial – cerca de 4,5% a menos do que no ano anterior, que chegou a 733 mil caso. Em Pernambuco, no entanto,houve aumento, passando de 18.626 (2009) para 19.936 no ano seguinte, com elevação também no total de óbitos, saindo de 94 para 98. Outro dado que chama atenção é o total de acidentes de trajeto, aqueles que ocorrem com o trabalhador no seu deslocamento casa/empresa/casa. Em Pernambuco no ano de 2010 foram 2,5 mil casos, cerca de 15% a mais do que no ano anterior (2.561 registros).

CARUARU – Em Caruaru foram contabilizados 721 acidentes em 2010, com acréscimo de 44% em relação a 2009. O total de acidentes de trajeto passaram de 57 para 78 casos (38% a mais). “O que revela a importância de investimentos em prevenção, conscientização das empresas e também dos trabalhadores”, diz o presidente da Amatra 6, o juiz André Machado.

CAMPANHA – A campanha, que já percorreu várias cidades do país, idealizada pela Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (Anamatra), será desenvolvida no Estado pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 6), e prevê palestras e distribuição de cartilha sobre direitos humanos e trabalhistas. No município, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Caruaru. Além dos juízes, também participam representantes da Previdência Social, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros parceiros que darão orientações à população.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro