No sentido de auxiliar, orientar e incentivar os comerciantes informais das Feiras de Caruaru a entrarem na formalidade, que o Chefe do Núcleo Regional da Jucepe (Junta Comercial de Pernambuco) Caruaru, Raffiê Dellon, apresentou na última sexta-feira a Gerente Regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Caruaru, Débora Florêncio, o projeto: “Formaliza Feira”, que engloba uma parceria entre a instituição privada, a Junta Comercial e o Expresso Empreendedor. O projeto pretende funcionar num formato de visitas periódicas de representantes das três instituições parceiras as feiras de Caruaru, não apenas a da Sulanca, mas também as outras feiras livres de bairro.
O Sebrae disponibilizará seu micro-ônibus para a utilização de stands para informações, dúvidas e entrada nos processos de formalização dos feirantes interessados. Além do ponto fixo na feira, representantes das instituições farão o trabalho de “corpo a corpo” entre os feirantes que por diversos motivos não poderão sair dos seus bancos para se dirigirem ao micro-ônibus-stand do Sebrae. “É mais uma parceria que contribui no Desenvolvimento Econômico da cidade. Não temos dúvidas que o projeto incentivará o empreendedorismo em Caruaru, nossa população já tem essa vocação em seu DNA. O próximo passo é reunir os representantes das Feiras para alinharmos o projeto, ouvirmos as sugestões deles e juntos confeccionarmos o calendário anual do Formaliza Feira”. Comentou Raffiê.
A facilidade de acesso ao crédito, emissão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), emissão de notas fiscais, vender para outras empresas e para o governo, financiamento de compras, além de apoio técnico do Sebrae, através do Projeto de Atendimento Negócio a Negócio, Capacitações do SEI (Sebrae para Microempreendedor Individual), são alguns dos benefícios e direitos que a formalização garante ao profissional.