Uma pesquisa publicada pelo Instituto Paraná revelou o ranking de aprovação dos prefeitos nas 10 maiores capitais do Brasil. O estudo comparativo analisou a opinião pública sobre a administração dos gestores e destacou o desempenho de Bruno Reis (DEM), de Salvador, e David Almeida (Avante), de Manaus, que ocuparam a primeira e segunda posição no ranking, com uma taxa de aprovação de 68% e 67,3%, respectivamente.
O ranking completo do Instituto Paraná Pesquisas revela outros prefeitos que também obtiveram destaque em suas respectivas cidades, como Rafael Greca (4º lugar), em Curitiba, e Sebastião Melo (quinto lugar), em Porto Alegre, todos com taxa de aprovação acima de 60%.
No Nordeste, o prefeito de Fortaleza Jose Sarto aparece em penúltimo na lista, com 43,5% de aprovação e 50,9% de desaprovação. O prefeito do Recife, João Campos, aparece em terceiro, com 66,3% de aprovação e 28,4% de desaprovação. Não sabe ou não respondeu somaram 5,3%.
O levantamento foi conduzido ainda no mês de maio, contou com a participação de 710 entrevistados e apresenta uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais. A pesquisa buscou avaliar a opinião dos cidadãos sobre a administração dos prefeitos, perguntando se aprovavam, desaprovavam ou não tinham opinião formada.
O prefeito de Belém, Edimilson Rodrigues, tem a pior aprovação, de apenas 28,6% e desaprovação de 68,8%.