João Campos é aclamado como maior liderança do PSB e tem candidatura ao Governo de Pernambuco cravada por Carlos Siqueira

Mário Flávio - 05.04.2025 às 18:26h

Durante o XVI Congresso Estadual do PSB de Pernambuco, realizado neste sábado (5), no Recife, o prefeito João Campos foi ovacionado por militantes, lideranças e parlamentares como a maior liderança atual do partido. Pré-candidato à presidência nacional do PSB, Campos reforçou seu compromisso de ampliar o protagonismo da sigla na política brasileira e ouviu do atual presidente, Carlos Siqueira, que sua candidatura ao Governo do Estado é “um caminho sem volta”.

Em um discurso, João Campos defendeu a unidade da legenda e o fortalecimento do campo progressista. “Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, declarou. Ele também reafirmou a aliança com o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), destacando a importância de manter o alinhamento que marcou a vitória eleitoral de 2022.

Carlos Siqueira, emocionado ao receber o título de cidadão recifense das mãos do próprio João Campos e de vereadores do Recife, fez questão de cravar o nome do prefeito como sucessor político em Pernambuco: “Estou encerrando no momento certo, porque tem alguém que vai orgulhar todos nós para continuar essa luta, para transformar o nosso partido em um grande instrumento de luta política em nosso país”, afirmou.

O congresso também marcou a recondução do deputado estadual Sileno Guedes à presidência do PSB em Pernambuco por mais três anos. “Presidirei o partido em um momento decisivo, no qual o PSB se prepara para oferecer uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, declarou Guedes.

O evento, que reuniu cerca de 70 delegados e delegadas eleitos nos congressos locais, antecede o Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá entre 30 de maio e 1º de junho, em Brasília. É nesse encontro que João Campos deve ser confirmado como presidente nacional da legenda.

Entre os presentes, estiveram a senadora Teresa Leitão (PT), o vice-prefeito do Recife Victor Marques (PCdoB), o presidente estadual do PSDB Álvaro Porto, e o presidente do Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade, demonstrando a ampla articulação do PSB com diferentes forças políticas.

Homenagem a Patriota

O congresso estadual também homenageou o ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, dando seu nome ao evento. Um vídeo exibido durante o encontro destacou sua trajetória política ligada aos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, e sua forte atuação em defesa do municipalismo no Sertão do Pajeú. A viúva, Madalena Leite, participou da cerimônia ao lado de familiares.

Foto: Edson Holanda