O prefeito João Campos (PSB) anunciou, na sexta-feira (29), a criação da secretaria de Ciência e Tecnologia do Recife.
O novo secretário será Rafael Figueiredo Bezerra, que até então era Chief Transformation Officer (CTO) na gestão municipal desde janeiro de 2021.
Agora, das 21 secretarias, 14 serão comandadas por homens e 7 por mulheres, uma piora no descumprimento da promessa de paridade de gênero feita por João Campos na campanha eleitoral de 2020.
A promessa chegou a ser cumprida em 2021, quando o prefeito tomou posse. No discurso de posse, João Campos fez questão de registrar o fato: “a gente chega hoje para um dia histórico. Um dia histórico para a nossa cidade, de poder ser a primeira capital do Brasil a ter igualdade de gênero no seu secretariado. E aqui eu queria ir além, destacar que isso não é apenas um número e é muito mais do que um símbolo porque cada um e cada uma que está aqui hoje chega com extrema competência, com dedicação e altamente capacitado para ocupar as funções que estão, a partir de agora, assumindo”. Desde 2023, no entanto, a paridade de gênero não existe em troca de acordos políticos com partidos e aliados.
NOVA SECRETARIA
De acordo com a prefeitura, a primeira meta da nova secretaria será levar internet gratuita a 500 praças do Recife até o final do próximo ano.
Além de CTO do Município do Recife, Rafael Figueiredo é também Conselheiro do Porto Digital e Procurador do Estado. Já ocupou os cargos de Controlador-geral e procurador-geral da Prefeitura do Recife.