Jaboatão, Paulista e Olinda vão receber  sinal 5G, afirma Anatel

Lucas Medeiros - 14.12.2022 às 16:54h
(Imagem: James Yarema/ Unsplash)

Municípios de Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão receber sinal 5G. Ao todo, 15 cidades desses estados receberam a liberação pela a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da faixa para a implantação do sinal.

A decisão foi tomada, nessa quarta-feira (14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). O grupo é liderado pelo conselheiro da Anatel Moisés Moreira.

As cidades que vão receber o sinal são:  Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC), Londrina (PR), Mesquita (RJ), Nilópolis (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), São Caetano do Sul (SP), São Francisco do Sul (SC), São João de Meriti (RJ) e São José (SC).

Das 15, seis são municípios com mais de 500 mil habitantes. As outras nove cidades estão localizadas em áreas próximas de onde a tecnologia já foi liberada, como no caso das capitais ou desses seis municípios. 

Segundo o edital do leilão do 5G, devem ter a faixa de frequência usada pelo 5G liberada para receber a tecnologia até 31 de dezembro de 2022. Mas as operadoras só têm a obrigação de ligar as antenas até julho de 2025.

O 5G entrou em operação no Brasil em julho, começando por Brasília. O cronograma se estende até julho de 2029, quando a tecnologia deve chegar às cidades com menos de 30.000 habitantes.