Jaboatão dos Guararapes entrega vacina contra febre aftosa a criadores de gado

Lucas Medeiros - 17.05.2023 às 15:25h
(Imagem: Divulgação)

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab) e em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 31 de maio. O objetivo é manter a região rural do município como área livre da doença.

A febre aftosa é altamente contagiosa, que provoca queda na produtividade e perda de mercados, pois impede a comercialização local e internacional dos animais e seus produtos/subprodutos, gerando graves prejuízos econômicos. Dessa forma, a ação se torna de extrema importância para o município.

Para uma maior otimização e eficiência do processo de vacinação, as equipes realizam a entrega das doses imunizantes aos pecuaristas, dando instruções para a aplicação correta. Nesta etapa, mais de 100 pequenos produtores credenciados na Adagro estão sendo atendidos, garantindo a imunização de cerca de dois mil bovinos. Além de vacinar, o produtor deve, obrigatoriamente, declarar a vacinação até o dia 15 de junho deste ano.

Essa declaração pode ser feita de maneira presencial através dos escritórios da Adagro em todo Estado. Os produtores que possuem acesso ao cadastro no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC3) devem declarar a vacina de forma on-line pelo site, ou pelo aplicativo no celular, evitando penalidades e multas.