Instagram e Facebook pretendem inserir rótulos em postagens sobre eleições

Jorge Brandão - 27.10.2021 às 15:55h

Fruto de articulação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater desinformação e ameaças à integridade do processo eleitoral, o Facebook anunciou nessa terça-feira (26) que, a partir das próximas semanas, vai inserir rótulos em postagens sobre eleições encaminhando os usuários para a página da Justiça Eleitoral na internet para tirar dúvidas. O Instagram também contará com a ferramenta por fazer parte do conglomerado controlado pelo Facebook.

“A integridade das eleições é uma prioridade para nós e temos trabalhado nos últimos anos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil para proteger o processo democrático, identificando e agindo contra ameaças e ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. Como parte do nosso trabalho com o TSE para a eleição presidencial de 2022, iremos direcionar as pessoas usando o Facebook e o Instagram no Brasil para informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos rebatendo desinformação sobre o processo eleitoral”, diz o comunicado.

De acordo com empresa, durante a campanha eleitoral de 2020 foram rejeitados cerca de 250 mil anúncios sobre política ou eleições que não continham o rótulo “Propaganda Eleitoral” ou “Pago por” direcionados a pessoas no Brasil, os chamados conteúdos impulsionados.