2 de abril de 2014 às 09h55min - Por Mário Flávio

20140402-074620.jpg

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), destacou nesta terça-feira (1), em discurso na tribuna do plenário, o aumento dos investimentos do governo federal em segurança pública registrado nos últimos 10 anos. De acordo com o parlamentar, o desembolso no setor era da ordem de R$ 1,7 bilhão em 2003.

Atualmente, os investimentos alcançam a marca de R$ 4,2 bilhões, um aumento de 150% no período. Os dados citados pelo senador são do primeiro boletim orçamentário da segurança pública, criado pelo governo Dilma Rousseff e divulgado no fim do ano passado.

“Apenas de 2011 – início do governo da presidenta Dilma – para cá, a destinação de recursos para essa área subiu em mais de 50%. É dinheiro que tem sido aplicado em programas como o “Crack, É Possível Vencer”; “Brasil Mais Seguro”; no Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional; e no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Drogas, o Sinesp”, declarou Humberto.

O senador ressaltou a importância de programas sociais como o Bolsa Família, que tem o objetivo de tirar cidadãos brasileiros da extrema pobreza e dar a eles uma oportunidade na vida, no enfrentamento da violência. O líder do PT lembrou que o novo sistema de segurança pública tem o objetivo de dar fim às deficiências estatísticas que dificultam o combate à criminalidade.

“Ainda padecemos de uma forte deficiência analítica na segurança pública, fruto de anos e anos de falta de dados. Cada Estado tem seu universo de informações, e diferenças metodológicas. Mas estamos mudando essa situação. O mapeamento da criminalidade no país vai nos dar novo impulso no enfrentamento dessa chaga social”, afirmou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro