O senador Humberto Costa (PT) concedeu entrevista a uma emissora do Recife e foi questionado sobre a aproximação da governadora Raquel Lyra (PSDB) com ele e a senadora Teresa Leitão (PT), além de outros setores da esquerda de Pernambuco. Ele disse que no governo passado, relacionamento de presidente com o governador, parlamentar de oposição com o governador, era relação de conflito o tempo inteiro, e isso mudou.
“O presidente xingava o governador, o governador reclamava e por agora nós criamos um um ambiente de harmonia, não é? E é natural nós termos um relacionamento. A senadora Teresa Leitão esteve lá com a governadora, está ajudando a tentar encontrar uma solução para essa questão dos professores. Eu tive com a governadora também discutindo temas como a Transnordestina. Isso não significa que existe em andamento um processo de aproximação política”, disse.
No entanto, de acordo com o petista, a distância politica pode ser resolvida em breve. “Pode ser até que mais pra frente isso aconteça, mas isso não existe hoje. O que hoje tem é uma é uma relação civilizada. Para nós do PT tudo que for importante para Pernambuco vamos lutar pra que venha pra cá. Se precisar conversar junto com a governadora não há nenhum problema, nenhuma dificuldade, temos com ela um relacionamento institucional e pessoal o melhor possível, mas não existe como foi especulado, um entendimento pra apoiar o governo. Não, o PT tem um campo político e esse campo político vai permanecer”, disse.