22 de fevereiro de 2014 às 14h52min - Por Mário Flávio

20140222-145201.jpg

Cerca de 1.000 pessoas brincaram a prévia carnavalesca de Caruaru. Promovida na noite da última sexta-feira (21), no centro da cidade, a festa reuniu os principais blocos e agremiações locais bem como ainda contou as participações do Rei e da Rainha do Carnaval. Ainda na Estação Ferroviária, os foliões tiveram oportunidade de conferir os ensaios de orquestras e de grupos de bumba-meu-boi. Logo em seguida, já com os instrumentos afinados, acabaram caindo no frevo durante o desfile pela avenida Rio Branco.

Folião de carteirinha há mais de seis décadas, o aposentado Sebastião Araújo foi um entre os caruaruenses a prestigiar a festa. Ele aproveitou a animação do desfile para apresentar a cultura carnavalesca ao seu neto Victor Henrique. “É muito bom ver que o carnaval ainda está vivo em Caruaru. Quando escutei a zoada corri com o meu neto para a avenida, pois queria mostrá-lo que aqui também se brinca a maior festa popular do mundo. Pela sua alegria, ele adorou”.

O brilho dos estandartes reunidos e a beleza dos bumba-meu-boi também contagiaram as estudantes Maria Quitéria e Fernanda Leitão. Surpresas com a potencialidade da festa, elas se mostraram a favor de sua reedição. “Carnaval de Pernambuco é assim: na rua, no chão, com as orquestras tocando e o povo brincando. Queremos bis”, destacou Maria. “Se houver mais empenho por parte do poder público, em 2015 teremos uma prévia ainda melhor”, complementou Fernanda.

Principal responsável pela realização do evento, o vereador Rozael do Divinópolis (Pros) era só alegria no desfile. Satisfeito com o resultado, ele fez questão de agradecer a todos os envolvidos. “Deixamos aqui os nossos abraços a todos os foliões, blocos, grupos e músicos que compareceram a nossa festa. Ela também só foi possível através dos apoios da Polícia Militar e da Prefeitura. Diante de tudo que vimos, só nos resta dizer que valeu à pena ter lutado por sua realização”.

Em parceria com os demais representantes de agremiações, a expectativa é de que o vereador Rozael funde ainda neste ano a Associação dos Blocos Carnavalescos de Caruaru. “Desta forma poderemos fortalecer ainda mais a nossa prévia. A intenção é contar, já em 2015, com recursos provenientes do Governo do Estado e de empresários. Para isso, elaboraremos um projeto a ser apresentado ainda neste ano pela associação. Esta última será criada logo após o Carnaval”.

Somados aos foliões anônimos estavam à deputada estadual, Laura Gomes, os vereadores Demóstenes Veras, tenente Tibúrcio e Rodrigues da Ceaca. Sem falar no grande homenageado da noite: o colunista Cervanttes.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro