Governo Trump revoga visto de Alexandre de Moraes e de aliados no STF, diz secretário de Estado

Mário Flávio - 18.07.2025 às 20:36h

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus “aliados no tribunal” e de familiares próximos. A medida foi divulgada por Rubio em publicação na rede social X (antigo Twitter) e representa mais um capítulo da escalada de tensões diplomáticas entre o novo governo de Donald Trump e autoridades brasileiras.

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada em alinhamento com a diretriz do presidente Trump de “responsabilizar estrangeiros que violem a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos”. Rubio acusa Moraes de liderar uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, com efeitos que, segundo ele, extrapolariam as fronteiras do Brasil.

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, escreveu Rubio.

Ainda de acordo com o secretário, a ordem de revogação dos vistos tem “efeito imediato” e inclui familiares de Moraes e de seus aliados no STF, embora os nomes dos demais ministros não tenham sido citados diretamente.

A medida provocou reações imediatas nas redes sociais, acirrando o debate sobre a relação entre o governo Trump e o sistema judiciário brasileiro. No Brasil, o ministro Alexandre de Moraes conduz uma série de investigações que envolvem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo apurações sobre tentativa de golpe de Estado e disseminação de fake news.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal e o Itamaraty ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a decisão do governo americano.