Governo lança edital de licitação para conclusão da Barragem de Gatos; duas barragens da Mata Sul terão obras em 2024

Mário Flávio - 29.12.2023 às 16:51h

O Governo de Pernambuco publicou nesta sexta-feira (29) o edital da licitação que irá contratar as obras de conclusão da Barragem Gatos, localizada no município de Lagoa dos Gatos, Agreste Central do estado. Com Capacidade de Acumulação de 5,93 milhões m³, o equipamento será contratado pelo custo máximo de R$ 46 milhões – valor alocado junto ao Governo Federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – terá finalidade principal de contenção de cheias no riacho Gatos, na bacia do Rio Una, beneficiando a população de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros. Após finalizada a licitação, quando assinada a ordem de serviço, a obra, que foi paralisada em 2014, estando 20% executada, tem prazo de conclusão de 12 meses.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, o lançamento da licitação comprova o compromisso da atual gestão em tirar as obras do papel. “Pernambuco espera há muito tempo a conclusão do cinturão de barragens da Mata Sul. Nosso governo cumpriu o pactuado para esse ano e colocou duas licitações na rua, Gatos e Panelas II. Logo mais teremos as obras em ritmo acelerado para concluirmos as barragens tão necessárias e esperadas pela população”, afirmou.

Panelas II – no último mês de setembro, a governadora Raquel Lyra publicou, durante a caravana Ouvir para Mudar, o edital de licitação para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, em Cupira. O processo está em andamento e, em janeiro, será assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. A execução das obras da barragem Panelas possui prazo de execução de 15 meses e, junto com a conclusão do reservatório de Gatos, garantirá proteção contra enchentes a mais de 120 mil pessoas, para o inverno de 2025.

Foto: Aluisio Moreira.