Governo Federal cria programa de resgate da fauna silvestre

Jorge Brandão - 06.10.2021 às 18:25h

Foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União a portaria do ministério do Meio Ambiente instituiu o Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre. O Resgate+ terá, entre as principais diretrizes, a adoção de medidas visando afugentamento, resgate, atendimento e assistência de animais silvestres em situação de risco e vulnerabilidade nos seis biomas do Brasil.

De acordo com as medidas do programa, o atendimento seja primário e também emergencial deverá ser realizado por médico veterinário. Além disso, metas foram estabelecidas como a redução da perda de biodiversidade da fauna em decorrência de eventos naturais extremos ou acidentes ambientais causados por ação humana; e orientação da destinação adequada dos animais atendidos em operações de resgate e assistência.

O Resgate+ será dirigido pela secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará articular e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, visando a implementação dos objetivos e o estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto.