Governo do Estado abre inscrições para a seleção de gestores das GRE

Lucas Medeiros - 19.04.2023 às 16:55h
(Imagem: Reprodução)

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) abriu, nesta terça-feira (18), as inscrições para a seleção de gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE), que devem ser feitas até o dia 28 de abril, pelo site.

A pasta esclarece que as inscrições realizadas antes deste período foram canceladas devido a um ataque cibernético que comprometeu a base de dados do órgão. A SEE só deve considerar os cadastros feitos neste novo processo, como divulgado em Diário Oficial. 

Além do prazo de inscrição, a alteração no edital prevê que são requisitos cumulativos para participar da seleção a ocupação de cargo efetivo de professor ou analista de gestão educacional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com formação em pedagogia ou demais licenciaturas, e não ter sofrido penalidade administrativa no triênio anterior ao pleito. O edital corrige, ainda, o quadro de vagas, a tabela de pontuação e a remuneração do servidor selecionado. 

Processo Seletivo

A seleção para gestores será realizada em duas etapas: a primeira será a avaliação curricular (titulação e experiência profissional); e na segunda etapa, entrevista e apresentação do projeto de atuação profissional (plano de trabalho para os primeiros 30 dias de gestão e esboço do plano de gestão para o biênio subsequente). 

O gerente regional de educação, além de outras atribuições, fica responsável por planejar ações estratégicas para o alcance das metas pactuadas a partir dos indicadores educacionais, em consonância com as diretrizes e com a política estadual e nacional de educação. Além disso, ele exerce as funções de promover a coordenação e a implantação da política educacional do Estado no âmbito da sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade e da aprendizagem do aluno.

O resultado final será divulgado até o dia 07 de junho, no site da Secretaria.