Governo de Pernambuco reforça apoio a municípios atingidos pelas chuvas

Mário Flávio - 28.01.2025 às 15:52h

O Governo de Pernambuco, liderado pela governadora Raquel Lyra, está mobilizando esforços para apoiar os municípios mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas 24 horas. Entre as cidades em situação mais crítica está Vicência, na Mata Norte, que registrou 77 mm de chuva até as 11h30 desta terça-feira (28). Equipes de diversas secretarias estão prestando assistência aos moradores e auxiliando as gestões municipais.

De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), 404 pessoas foram afetadas em Vicência, com registro de feridos leves e duas transferências para unidades de saúde no Recife. A governadora destacou que a Defesa Civil e a Assistência Social estão garantindo ajuda humanitária, incluindo distribuição de colchões, cestas básicas e refeições através das cozinhas comunitárias do Programa Bom Prato.

Além disso, drones estão sendo usados para mapear áreas atingidas, enquanto máquinas pesadas, como retroescavadeiras e caminhões, já foram enviadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para limpeza e reparos. A SAS também está auxiliando na liberação de benefícios emergenciais e na emissão de documentos extraviados por meio de um Balcão de Direitos.

O rompimento de um talude na entrada de Vicência, na PE-074, foi solucionado pelo DER, que liberou a via. Outros municípios, como Brejo da Madre de Deus, também recebem suporte técnico e avaliações de áreas de risco.

Escolas em 12 municípios sofreram danos, mas os reparos serão iniciados para evitar impactos no retorno às aulas. A governadora reforçou que, em caso de emergência, moradores devem acionar a Central de Atendimento pelo número 199.

Com ações integradas, o governo busca minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança e o bem-estar da população.