O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), promove o seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco“. O evento presencial e gratuito ocorre nesta terça (06), das 9h às 13h, no auditório ‘É do povo’, no museu Cais do Sertão, Bairro do Recife. Participam da abertura o governador Paulo Câmara, os secretários estaduais Fernando Jucá (SECTI), André Longo (Saúde), Alfredo Gomes (Consórcio Pernambuco Universitas) e o professor da UFPE Anderson Gomes, coordenador e cerimonialista do encontro. As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário clicando aqui.
Além das palestras, serão divulgados os nomes de cinco cientistas cujas atuações se destacaram durante a gestão e desenvolvimento científico no enfrentamento da pandemia do Covid-19, entre 2020 a 2022. Eles receberão um troféu e um diploma com a citação pelo reconhecimento de sua atuação. Também serão anunciadas menções honrosas a outros 10 cientistas que participaram do processo de seleção, indicados pela UFPE, UFRPE, UPE, IF Sertão e UNIVASF. A comissão julgadora externa foi composta por sete cientistas. Serão entregues placas de homenagens às instituições que tiveram atuação destacada no enfrentamento da pandemia.
O seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco” propõe reforçar o papel de destaque da ciência na transformação da sociedade e, em especial, dos profissionais que atuam na área no estado.
As palestras serão ministradas por importantes nomes do setor de ciência, tecnologia e inovação de Pernambuco, formado por instituições de ensino e pesquisa e empresas de base tecnológica do Estado. Marcam presença ainda representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Pernambucana de Ciências (APC).