A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou nesta terça-feira (29) um investimento superior a R$ 300 milhões para a execução de um dos projetos mais emblemáticos de modernização urbana do estado: o embutimento da fiação elétrica do Bairro do Recife. A intervenção, fruto de uma parceria com a Neoenergia, prevê a retirada dos cabos aéreos e a instalação de uma rede subterrânea, beneficiando diretamente a paisagem histórica e a infraestrutura do coração da capital pernambucana.
A primeira etapa da obra está orçada em R$ 185 milhões e contempla o embutimento de 43 quilômetros de cabos elétricos, instalação de cinco câmaras de manobra e a modernização da rede elétrica que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras da região. Essa fase cobrirá 46% da Ilha do Recife e atingirá áreas de grande valor histórico, turístico e cultural, como o Marco Zero, a Praça do Arsenal e o Cais da Alfândega.
“Hoje é um dia histórico para o Recife. Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital. Estamos criando um grupo de trabalho para organizar o plano operacional de forma colaborativa e ágil”, declarou a governadora Raquel Lyra durante o anúncio.
Além de valorizar a paisagem urbana e preservar o patrimônio histórico, o projeto visa aumentar a segurança e confiabilidade do fornecimento elétrico, especialmente para instituições e empresas que atuam no Bairro do Recife, como as ligadas ao Porto Digital. “Do ponto de vista do setor produtivo, esse projeto traz mais segurança elétrica e proteção, já que os fios estarão subterrâneos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
O diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, detalhou que o embutimento será feito com uso de calhas subterrâneas, por meio de um projeto de engenharia estruturado, envolvendo diferentes agentes, como empresas de telefonia e o poder público municipal.
A ação integra um conjunto mais amplo de investimentos que o Governo de Pernambuco vem realizando na requalificação do centro do Recife. Entre eles, estão a restauração de equipamentos culturais como o Cinema São Luiz e o Museu do Trem, intervenções em prédios históricos, como o antigo INSS e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além da requalificação de espaços educacionais como o Ginásio Pernambucano e a antiga Fábrica Tacaruna, que abrigará centros técnicos de formação.
O anúncio contou com a presença de secretários estaduais como Túlio Vilaça (Casa Civil), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Renata Borba (presidente da Fundarpe), além de representantes da Neoenergia.
