1 de março de 2012 às 11h40min - Por Mário Flávio

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Julio Zoé e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, assinam, amanhã (02/03), ordem de serviço para construção do Laboratório de Melhoramento Genético Animal, na Estação Experimental do IPA, em Arcoverde, que servirá de base física para o desenvolvimento de pesquisas e produção de sêmen e embriões, proporcionando a melhoria genética do rebanho de gado leiteiro do Estado.

Com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, o Laboratório vai atender prioritariamente os pequenos produtores de leite do Estado de Pernambuco, por meio, da distribuição de sêmen de reprodutores das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro. Também serão doados embriões, obtidos pela técnica de fertilização in vitro, utilizando-se matrizes de alto valor genético das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro.

O Laboratório de Melhoramento Genético Animal também prestará serviços para médios e grandes pecuaristas, de acordo com a demanda e desenvolverá pesquisas para melhoria genética e eficiência reprodutiva.

De acordo com o Secretário, Ranilson Ramos, a meta de produção anual é de 50 mil doses de sêmens, beneficiando 3,3 mil criadores, e 500 embriões, que atenderão inicialmente 160 pecuaristas. O prazo de execução das obras do Laboratório é de três meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro