O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (9), a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, no Sítio Histórico de Olinda.
Essa requalificação ocorrerá após uma primeira etapa de obras iniciada na segunda gestão de Paulo Câmara (PSB), para reforço nas fundações e revisão das cobertas, e concluída em outubro de 2024, já sob o governo Raquel Lyra (PSD).
Sob descaso, o MAC tem tido funcionamento comprometido. Entre os nomes consagrados que compõem seu acervo estão Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Eliseu Visconti, Djanira, Telles Junior, Wellington Virgolino, Alfredo Volpi, Guignard, Tereza Costa Rêgo, Francisco Brennand, além de artistas internacionais como Adolph Gottlieb, precursor da arte contemporânea.
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lançou nesta quarta o edital de licitação para contratação de empresa de engenharia para a conservação e restauro do museu.
As companhias que desejarem concorrer têm até as 10h de 23 de maio para entregarem suas propostas.
Elaborado por equipes técnicas da Fundarpe, o projeto do MAC tem como foco a recuperação geral do equipamento cultural, nas áreas interna e externa. As intervenções vão contemplar a implantação do sistema de acessibilidade (banheiros, elevador e rampas), restauração de cantarias, assoalho, renovação das instalações elétricas, prevenção de combate a incêndio, instalação do sistema de ar-condicionado, paisagismo na área externa, reforço estrutural do mezanino e recuperação de cobertura da sala de exposição temporária.
Localizado no Sítio Histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje, o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.
O museu está instalado em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
