6 de julho de 2012 às 09h00min - Por Mário Flávio

Dialogar com as instituições acadêmicas para ampliar a parceria na formação intelectual da população recifense. Com este objetivo, o candidato socialista à prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB) e seu vice, Luciano Siqueira (PCdoB) estiveram reunidos com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (05/07), na Reitoria da Universidade.

Na conversa, Geraldo explicou que o seu Plano de Governo para o município será construído na base do diálogo com todos os entes que vivem a cidade. Entendendo a importância da universidade nesse processo, o socialista aproveitou a visita para convidar a comunidade acadêmica da UFPE a contribuir na elaboração do Plano.
O convite foi aceito pelo prof. Anísio, que parabenizou a iniciativa. “A democracia se estabelece pelo debate das ideias. Sua postura demonstra seu compromisso não só com a democracia, mas com a cidadania”, disse o reitor. Anísio também assegurou que a universidade está de portas abertas para debater propostas de melhoria para a cidade.

A interação com a academia é, no entendimento de Geraldo, “estratégica” para o processo de qualificação profissional da população para ocupar as oportunidades de trabalho que tem surgido com o desenvolvimento de novas cadeias produtivas. “Diante desse processo de reindustrialização que Pernambuco e o Recife têm vivenciado precisamos preparar as pessoas para atuar na indústria de petróleo e gás, no setor automotivo, na engenharia naval, na indústria de fármacos e na siderurgia”, defendeu.

Luciano Siqueira destacou que a interação do munícipio com a universidade vai contribuir para aproveitar mais e melhor a produção acadêmica. “Precisamos reduzir o número de trabalhos que ficam nas prateleiras e que poderiam ajudar a cidade”, argumentou.

Geraldo destacou ainda a localização “estratégica” das instituições de ensino superior, que estão inseridas na cidade e “dialogam” com as comunidades do seu entorno. “Escutar as instituições e pessoas como o reitor Anísio, que podem contribuir muito com sua palavra e opinião, é muito importante para o processo de construção de um Programa de Governo que venha a atender também a comunidade acadêmica”, explicou.

Também participaram da reunião a Prof.ª Leonor Maia, diretora de Relações Internacionais e o prof.º Ernane Carvalho, secretário-adjunto de Relações Institucionais. Da UFPE, Geraldo seguiu para o Clube dos Oficiais da PM, no bairro de Santo Amaro, onde foi homenageado pelo trabalho à frente da coordenação do Pato pela Vida.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro