O blog traz mais uma reportagem da turma de Comunicação e Linguagem da UFPE em Caruaru. O pessoal produziu um blog noticioso e vamos reproduzir os textos aqui no blog, com o intuito de divulgar o material produzido pelos alunos, que tiveram a orientação dos professores Sheila Borges e Diego Gouveia, com a monitoria de Victoria Melo e Caroline Celeste. Abaixo as reportagens.
Por: Ceres Lopes e Nilton Ricardo
Fundação de Cultura fez um BEM para alguns artistas
Pelo segundo ano consecutivo, os eventos programados pela Fundação de Cultura de Caruaru foram cancelados devido às restrições estabelecidas pelos protocolos de prevenção contra a Covid-19, estabelecidos pelo Governo de Pernambuco. Para reduzir os impactos econômicos causados pelos cancelamentos e pensando na situação de alguns artistas, que dependiam das festividades juninas para estabelecer uma rotatividade financeira, foi enviado pela Prefeitura de Caruaru à Câmara dos Vereadores de Caruaru um projeto de lei destinado à criação de um benefício emergencial municipal, o Bem São João, um auxílio de pagamento único que varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Após ser aprovado, o auxílio foi implementado pela Fundação de Cultura, utilizando recursos da Lei Aldir Blanc.
De acordo com os dados oferecidos do boletim do Observatório Econômico Corecon, a Lei Aldir Blanc, instituída em agosto de 2020 pelo Governo Federal, foi criada para amenizar os impactos da crise econômica brasileira sobre o setor cultural. A lei é constituída para destinar recursos emergenciais para o setor artístico brasileiro.
Em nota, a Fundação de Cultura divulgou que mais de 260 requerimentos ao BEM São João foram feitos e aprovados aos artistas. Alguns artistas que integram o Cais foram contemplados com esse benefício. Segundo a Fundação de Cultura, o BEM São João é destinado apenas para cantores e bandas de música, trios pé-de-serra, batalhões de bacamarteiros, bandas de pífano, poetas, declamadores, repentistas, atores, atrizes, grupos teatrais, grupos de artes plásticas, gastronomia, bois, reisado, mazurca e companhias de dança e quadrilhas juninas.
Nota da Fundação –
A Fundação de Cultura de Caruaru esclarece que o Benefício Emergencial Municipal (BEM) São João 2021 não tem relação com os recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), como apontada na matéria feita pelos estudantes e publicada no Blog do Mário Flávio. No BEM, foram utilizados recursos oriundos da Prefeitura Municipal de Caruaru.