
Foi publicada nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União, a nomeação de Francisco Ferreira Alexandre como novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Natural de Bom Conselho (PE), Francisco prometeu um “mandato de continuidade” e afirmou que vai priorizar a atração de investimentos estratégicos, políticas de desenvolvimento regional e obras estruturais, como a Transnordestina. A data da posse ainda será definida.
Com trajetória consolidada no setor financeiro e empresarial, Francisco é formado em Engenharia e Direito, com especializações pela Harvard, INSEAD, LSE, PUC-SP e PUC-RJ. É membro titular do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde 2023 e integra o Comitê de Pessoas e Governança da Invepar desde 2021. Já atuou em conselhos e comitês de empresas como Vale, BRF e Kepler Weber. Foi diretor da PREV e superintendente da BRF Previdência. Servidor de carreira do Banco do Brasil por 35 anos, acumula vasta experiência em finanças, investimentos e governança corporativa.
A Sudene, sediada no Recife, é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, reduzir desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida no Nordeste e no semiárido. Entre suas atribuições estão o planejamento regional, o apoio a investimentos públicos e privados, o estímulo à inovação e a formulação de políticas econômicas, sociais, culturais e ambientais.
Para impulsionar essas ações, a Autarquia administra instrumentos como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que financia até 80% do valor de grandes projetos de infraestrutura; o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo orçamento e prioridades são definidos pelo Conselho Deliberativo da Sudene; além de incentivos fiscais como a redução de 75% do IRPJ para novos empreendimentos e isenção para programas de inclusão digital.