Fórum Permanente de Movimentos Sociais em Caruaru realiza reunião para elaborar nova pauta de discussão com prefeitura

Mário Flávio - 06.07.2013 às 14:55h
Fórum Permanente de Movimentos Sociais

Fórum Permanente quer ampliar pauta com a prefeitura – Foto: Wilon Sobral

À primeira vista, a comissão de manifestantes do movimento “Não é só pelos Centavos” avaliou positivamente a resposta do prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, a respeito da pauta  de 5 reivindicações discutida na reunião da sexta (05). Contudo, os integrantes do movimento demonstraram que vão discutir novas propostas e, em paralelo, entidades representativas também pretendem se mobilizar. Presente na reunião com o prefeito, o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC), destacou a criação do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais, que reúne na tarde deste sábado (06) várias entidades para discutir uma nova pauta de reivindicações locais, na Sindicato da Construção Civil.

“Na nossa avaliação reunião foi positiva, tanto no que se refere às explanações do Poder Executivo quanto nos pontos de vista levantados pelos integrantes do movimento. Daqui pra frente, nós teremos um Fórum Permanente dos Movimentos Sociais para discutir Caruaru a nível de cidade e não em determinada frente, ou setor. A primeira reunião desse fórum acontece neste sábado. Existe a expectativa que seja marcado um ato puxado pelos movimentos sociais, que esperamos que seja tão grande como o que foi realizado no dia 22 de junho, ou maior”, explicou Gleison.

O militante também apresentou uma pauta de reivindicações mais ampla durante a reunião, em nome da UESC. A pauta foi assinada pelo prefeito, mas Gleison adiantou que uma discussão mais ampla, com as outras entidades, deve resultar na elaboração de pontos mais amplos a serem discutidos com o Poder Executivo. “Acredito que esses pontos cumprem o papel de se somar na construção de uma pauta de reivindicações. Na reunião do Fórum, entretanto, serão apresentadas as pautas de cada movimento social para que cada um possa dar sua contribuição”, acrescentou.

Um encontro prévio do Fórum foi realizado no dia 26 de junho e para a reunião deste sábado estão confirmadas a UESC o Sintracon – Sindicato da Construção Civil, Sindlimpe – Sindicato da Limpeza Urbana, Sismuc – Sindicato dos Servidores Municipais, Sindtextil – Sindicato textil, Sindimoto – Sindicato dos Mototaxistas, STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicouro – Sindicato dos Couros, DCE FAFICA – Diretório Central dos Estudantes da FAFICA, MLC – Movimento Luta de Classes, MLB – Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas, Movimento de Mulheres Olga Benário, MST – Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru, Movimento LGBT – Lesbicas, Gays, Bi-Sexuais e Transsexuais, ATEC – Associação dos Trabalhadores de Educação de Caruaru, Associação dos Moradores do Loteamento Novo Mundo, Associação dos Moradores e Produtores de Serra Velha.