2 de maio de 2012 às 09h15min - Por Mário Flávio

Reportagem: Diana Bezerra 

O Forneria Ristorante retomará a excelente combinação entre gastronomia e música de qualidade, a partir do sábado (05/05) que o projeto Duas Cantigas volta a ser apresentado, unindo os artistas Valdir Santos e Almério numa série de cinco shows, sempre aos sábados, em que a poesia e a melodia sentem-se muito à vontade para ganharem o ambiente. Definir o estilo do Duas Cantigas é algo difícil. Seria um passeio pela música popular? Seria uma boa viagem pelas tradicições regionais? Ou ainda, um mergulhar na universalidade da música? Ao certo, um pouco de tudo isso. Para saber, só indo conferir.

Criado em 2011, o Duas Cantigas foi muito bem aceito pelo público. Juntar no mesmo palco os talentos desses músicos espetaculares, é mais ou menos parecido com a harmonia de um excelente prato com um bom vinho, sucesso na certa. É com essa idéia, defendida e confirmada com os resultados tão positivos do ponto de vista de público e de repercussão, que a nova edição do projeto ganhou um remake.

A apresentação que deveria durar três horas, na prática, vai um pouco além, reflexo do envolvimento da platéia durante o projeto. Uma média de 40 diferentes músicas, executadas a cada sábado, tem como destaque uma canção que dá nome ao projeto, composta durante o processo da primeira edição. Valdir revela que o projeto é mais do que uma apresentação musical e neste segundo ano vem revigorado, “é o encontro de muitas referências, mas com um olhar voltado para composições de autores pernambucanos, com novas interpretações e inovadores arranjos. Nós estamos destacando a arte genuína, a nossa história e os nossos valores culturais”.

Valdir é um exímio compositor e Almério tem uma voz fantástica, os dois dividem no palco interpretações simbióticas, complementares. São músicos com grandes capacidades de unirem palavras, darem sons aos sentimentos e expressarem isso muito fortemente no palco. “A platéia sente isso o tempo todo. Nós não estamos fingindo nos apresentarmos juntos, estamos realmente em sintonia durante todo o show”, complementou Almério.

Para ele, a parceria nas apresentações destaca-se como uma mola propulsora do quanto a arte pode ser transformadora. “A parceria com Valdir é algo extraordinário na minha carreira. Nós nos conhecemos em 2005 e desde então assinamos parceiras em composições e nos últimos dois anos com o Duas Cantigas vem sendo algo de extrema importância para a minha carreira”, disse o jovem músico, adiantando que já há um projeto para entrar em estúdio para consolidar um disco com a essência do Duas Cantigas.

“O projeto trouxe não para o Forneria mas, para Caruaru, o resgate de músicas de compositores muitas vezes esquecidos pela mídia, e isso sem sombra de dúvida é muito importante para o resgate da cultura local”, disse o empresário Renné Melo, responsável pelo restaurante e um incentivador da cultura regional.

Sobre os músicos

Valdir Santos – Músico profissional há 23 anos, com cinco CDs gravados é considerado uma das referências na produção cultural de Pernambuco. No curriculum, cinco turnês internacionais pela Europa e Ásia.

Almério – Músico profissional há 11 anos, nasceu em Altinho mas fez de Caruaru a sua cidade/palco de atuação musical. Compositor, interprete e perfomance único na região, é considerado uma das revelações de uma nova geração da música do Estado. Com forte presença no palco, traz da sua poesia letras que emocionam.

A primeira edição foi um sucesso. A foto é de Paulo Roberto


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro