Flávio Dino: “Sem regulação da mídia não haverá democracia”

Lucas Medeiros - 22.05.2023 às 17:55h

Do Poder360

(Imagem: Pedro França/ Agência Senado)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), voltou a defender a discussão da regulação das mídias sociais nesta segunda-feira (22) e classificou o tema como uma ameaça à democracia.

Dino afirmou que há um “poder desmesurado” das big techs e defendeu uma responsabilização das plataformas. Ele criticou o que chama de “algoritmização” da sociedade.

As plataformas têm um poder desmesurado na sociedade. […] Qual é o poder na história que se autorregulou? O poder é abusivo por natureza. É uma tarefa constitucional evitar a algoritimização da sociedade”, declarou o ministro durante evento do Lide.

Os algoritmos controlam tudo, mas não são capazes de detectar mais de 7.000 imagens de pornografia infantil que nós apreendemos somente no mês de maio”, afirmou.

O ministro relacionou a falta de discussão sobre as redes sociais com o risco à democracia. Ele alertou para o perigo da inteligência artificial no processo eleitoral.

É necessário que se tenha verdade eleitoral para que o eleitor decida quanto ao seu voto. Consideramos a manipulação do ódio como uma ameaça à democracia”, disse Dino.