6 de fevereiro de 2013 às 11h09min - Por Mário Flávio

O comitê de fiscalização em casas noturnas, bares e restaurantes volta a campo hoje (06), a partir das 17h30, para visitar os pontos comerciais. O grupo realizou a primeira vistoria na última sexta-feira (01), quando dois pontos foram interditados, dois autuados e dois notificados. Apenas uma estava seguindo as normas de segurança dos bombeiros e com alvará regularizado.

Durante a vistoria, são observados itens de segurança e sinalização para casos de acidente, a documentação que regulariza o funcionamento do comércio, a higiene no trato com alimentos e a estrutura física do local. Segundo o coordenador do comitê, liderado pela Secretaria da Fazenda de Caruaru, Emerson Araújo, o grupo está com um cronograma das visitas e dará o foco aos estabelecimentos que aglomeram pessoas, mas a vistoria será expandida para outros setores.

“Uma semana antes da tragédia do Rio Grande do Sul, o prefeito José Queiroz, pensando na Copa do Mundo e no fluxo de pessoas na região, já havia solicitado e estávamos programados para fazer uma fiscalização nos pontos comerciais frequentados por turistas. Com a tragédia ocorrida naquela boate, achamos adequado iniciar o trabalho pelas casas noturnas e convidar outros órgãos a compor nosso grupo”, acrescentou o coordenador.

A prefeitura, o corpo de bombeiros e o Ministério Público estão criando uma metodologia de trabalho para informar à população, principalmente aos proprietários de estabelecimentos comerciais, como prevenir desastres e como agir em momento de pânico. Está agendada para o próximo dia 21 de fevereiro a apresentação do plano de ação que incluirá um evento com fim educativo e material com explicações de como agir nos casos de emergência.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro