Fiocruz termina pré-validação do IFA nacional da vacina Covid-19

Jorge Brandão - 28.09.2021 às 09:55h

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) finalizou nessa segunda-feira (27), a fabricação dos primeiros lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19. O insumo passará por algumas etapas como testes para verificar qualidade no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Em seguida será encaminhado para o processamento final do imunizante. O primeiro lote, finalizado no início de setembro, também está em análise. Os imunizantes deverão passar por testes junto à AstraZeneca, que irá confirmar se os resultados levantados por Bio-Manguinhos estão de acordo com aqueles preconizados pelo cedente da tecnologia.

Em seguida, serão submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as documentações necessárias para alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina, requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As entregas dos lotes com imunizante produzidos com IFA nacional estão previstas pela Fiocruz que comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021.