30 de janeiro de 2013 às 08h25min - Por Mário Flávio

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) estará reunida com dirigentes sindicais de 126 municípios do Sertão e Agreste, terça e quarta (30 e 31), respectivamente, com o objetivo de levantar informações que subsidiarão a proposta de um Plano Regional de Convivência com o Semiárido. Esse documento, que será apresentado pela sociedade civil aos governos estaduais da região semiárida e ao Governo Federal, também fará parte das pautas dos Gritos da Terra Brasil e Pernambuco.

Para o presidente da Fetape, Doriel Barros, é importante ouvir dos dirigentes sindicais se as ações de combate aos efeitos da seca têm chegado aos municípios, e também quais as necessidades para uma convivência possível com o semiárido. “Queremos que as sugestões desse Plano sejam transformadas em políticas de estado e que os governos possam adotá-las por meio de suas diversas secretarias”, pontua.

Ainda para contribuir com esse documento, nos dias 1º e 2 de fevereiro, as Federações dos Trabalhadores na Agricultura, Fetags, do Nordeste irão realizar um encontro, objetivando reunir as propostas dos estados.

Para o dia 14 de fevereiro, no Recife, está prevista uma reunião entre a Fetape, representações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Contag, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), Articulação no Semi-Árido Brasileiro (Asa Brasil), MST, Cáritas NE 2, universidades, dentre outras, visando unificar as proposições de convivência com Semiárido construídas por essas instituições em um só documento.

Depois de sistematizadas todas essas informações, no dia 20 de março, durante um encontro, também no Recife, a Fetape, a Contag, a Arquidiocese de Olinda e Recife, e as demais organizações sociais apresentarão o documento aos governos Estadual e Federal. As Fetags do Nordeste também trabalharão, a partir desse documento, um plano específico em seus estados.

A reunião com os representantes dos 55 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Sertão acontece nesta quarta-feira (30), na sede do Polo Sindical da Fetape, em Serra Talhada, a partir das 9h. Já os dirigentes dos 71 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Agreste irão se reunir na próxima quinta-feira (31), no Centro Social da Fetape, em Garanhuns, também a partir das 9 horas.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro