A partir desta quinta-feira (24), as cidades de Salgueiro e Triunfo se tornam os primeiros destinos do Festival Pernambuco Meu País, que inicia sua itinerância cultural com quatro dias de intensa programação artística e ações formativas. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundarpe, chega à sua segunda edição apostando na descentralização da cultura e na valorização das tradições populares.
A abertura oficial será em Salgueiro, com mais de 15 polos espalhados pela cidade reunindo expressões artísticas como música, teatro, circo, dança, literatura, artes visuais e cultura popular. Entre os destaques da programação musical estão Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Kelvis Duran, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul. Os shows ocorrem no palco principal, montado na Praça da Bomba.
Além dos espetáculos musicais, o festival conta com cortejos culturais, desfiles de moda com foco em upcycling, oficinas de capacitação para artistas e artesãos, exposições e apresentações de grupos tradicionais de maracatu, coco, cavalo marinho, bois e bacamarteiros. O arrastão cultural da Trupe Pernambuco Meu País abrirá as atividades em Salgueiro, levando música, poesia e teatro pelas ruas da cidade.
A programação inclui ainda o projeto Forma PE, voltado à formação e profissionalização de fazedores de cultura, com oficinas sobre carreira artística, moda e reaproveitamento têxtil. O Rede PE Meu País também marca presença, oferecendo ao público orientações e serviços de órgãos como Funcultura, Detran-PE, AGE, Secretaria da Mulher, Sedepe e Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
No mesmo fim de semana, o festival reforça a programação da tradicional Festa dos Estudantes de Triunfo, com o palco Pernambuco Meu País montado à beira do Lago João Barbosa. Por lá, apresentações já vêm ocorrendo desde o último sábado (19), e seguem até este sábado (26), com atrações como Paulo Miklos, Walkyria Santos, Jorge de Altinho, Calcinha Preta, Trio Parada Dura e The Fevers.
Com curadoria plural e presença em diferentes municípios, o Festival Pernambuco Meu País se consolida como uma política pública de difusão cultural e fortalecimento da economia criativa no estado. A programação completa está disponível nos perfis oficiais no Instagram: @festivalpernambucomeupais e @culturape.
